Receitas para Emagrecer

Dieta paleolítica – Pontos Negativos e Positivos

plano detox

Uma das dietas com maior destaque ultimamente, a dieta paleolítica recebe este nome, por “herdar” hábitos alimentares de nossos antepassados, na era Paleolítica – a popular “Idade da Pedra”. Uma das características que fazem a propaganda desse estilo de dieta alimentar é justamente a pretensa eficiência no emagrecimento, bem como a útil redução de doenças que atacam o metabolismo, como hipertensão e diabetes. Vamos saber um pouco mais sobre o assunto e ver os reais benefícios – e possíveis riscos?

dieta paleolitica dicas

O que é a Dieta Paleolítica?

Como citamos, o princípio é remeter aos hábitos de alimentação dos ancestrais, certo? Pois então, isso significa que a Dieta Paleolítica preconiza o consumo de carnes, ovos, raízes, tubérculos – raízes como batata-doce, mandioca, inhame etc –, peixes, entre outros tipos de comida que nossos ancestrais primitivos ingeriam.

dieta paleolitica

Por essa razão, a dieta proíbe alimentos industrializados como açúcar, cereais – aveia, trigo e milho – grãos e leguminosas– ervilha, soja e feijão –,  leite de qualquer tipo e seus derivados.

Pontos positivos da Dieta Paleolítica

A parte positiva desse tipo de orientação alimentar fica a cargo da exclusão total de carboidratos do tipo refinado e de alto índice glicêmico, ou seja, esses são alimentos que estimulam a liberação de insulina pelo organismo, por isso, ajudam no ganho de gordura corporal.

Eliminação completa de todo tipo de comida industrializada e/ou processada. Estudos comprovam que esse tipo de alimento jamais foi totalmente assimilado pelo organismo humano, trazendo uma série de riscos à saúde e ao equilíbrio das funções vitais. Estão entre os maiores vilões da obesidade.

Opção mais saudável de vida, ou seja, segundo a opinião de defensores desse regime alimentar, dizem que se trata de um estilo de vida completo e não apenas de uma dieta “da moda”. Inclusive, porque as pessoas que praticam à risca, devem fazer exercícios físicos de forma constante e evitar o sedentarismo a todo custo, o que é super valioso para o nosso corpo.

Pontos negativos da Dieta Paleolítica

O outro lado da moeda também é alvo de muitas discussões acaloradas. Por exemplo, há uma liberação de ingestão de calorias na dieta, o que é extremamente negativo até mesmo para o próprio emagrecimento em si. Isso porque a maior parcela das calorias é proveniente de gordura, de origem animal. Responsável por problemas graves como arteriosclerose e outros, pode levar a infarto e AVC.

A exclusão de leite e derivados também pode representar um grande risco, já que são esses alimentos que ajudam na ingestão de cálcio no organismo. O excesso de grãos, se forem integrais, podem contribuir também para o ganho de peso, uma vez que têm mais gorduras que os tradicionais.

Não se esqueça de, antes de começar qualquer processo de dieta, procurar um profissional especializado em nutrição, para avaliar seu quadro geral e poder prescrever o melhor plano alimentar que, de fato, trará resultados sem expor sua saúde a riscos. Afinal, não há embasamento científico concreto a respeito da real funcionalidade da Dieta Paleolítica, ou seja, muito do que se afirma é suposição. Tenha cuidado!

Dieta paleolítica – Pontos Negativos e Positivos
4.5 (90%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.