Emagrecer com Saúde

Mitos e verdades sobre emagrecimento

plano detox

Com padrões estéticos cada vez mais rígidos e muitas vezes um pouco fora da realidade, a sociedade de certa maneira impõe que a regra básica de beleza é que a mulher seja magra. Sabemos que entre o ideal e a prática, há uma certa diferença. Muitas mulheres não possuem o biótipo de magras, o que não significa que por isso sejam obesas. É exatamente no termo obesidade que encontramos o cerne desta discussão.

mitos e verdades sobre emagrecimento

mitos e verdades sobre emagrecimento

A diferença entre estar insatisfeita com o peso e o real problema com a balança

Via de regra, nenhuma mulher está satisfeita com seu peso, não é verdade? Daí o perigo de se adotar indiscriminadamente qualquer tipo de dieta que se vê por aí, seja em revistas, programas de TV ou sites de internet. Cabe aqui alguns questionamentos:

1-      Você está de fato, acima do peso?

2-      Seu peso está prejudicando sua saúde?

3-      Suas roupas não entram mais?

4-      Sua autoestima está baixa por se sentir obesa?

Se você respondeu sim para a maioria destas questões, é importante que você emagreça e parta para uma dieta para conquistar o peso ideal. No entanto, é preciso antes de tudo não se deixar levar por tantos mitos e lendas que circulam por aí acerca do assunto.

 

Estou obesa, o que fazer?

 

O correto é se consultar clinicamente e buscar ajuda de um profissional de nutrição e também de educação física, para que ambos possam desenvolver em conjunto, um programa que favoreça a perca de peso.

No entanto, desde já, você pode ter ideia do que é verdade e o que não passa de mito no tocante ao emagrecimento.

 

7 mitos e verdades

Como a informação é muita e na maior parte das vezes, desencontrada, reunimos neste artigo alguns pontos de maior relevância para que a leitora possa ficar um pouco mais esclarecida, confira:

1-      Moderadores de apetite ajudam a emagrecer: verdade!

Por estes produtos terem como princípio ativo a endorfina e agirem diretamente no sistema nervoso central, de fato eles diminuem o apetite. No entanto, não devem ser consumidos sem prescrição médica.

2-      Exercícios do tipo pilates emagrecem: mito!

Ao menos não temos nenhum dado científico ou comprovado de alguém que tenha perdido peso com esta prática, haja vista que a queima de calorias com pilates é considerada baixa pelos especialistas.

3-      Café emagrece: talvez!

Embora o café acelere o metabolismo, produzindo assim maior queima de calorias, o efeito só se potencializa no caso do consumo ser de até 4 xícaras e principalmente sem a adição de açúcar, caso contrário, torna-se um mito.

4-      Alimentos com base em fibras e cereais emagrecem: talvez!

É um caso bem semelhante ao café. O segredo está na quantidade que se consome. De nada adianta trocar os alimentos se o consumo for excessivo, alimentos ricos em fibras e cereais por si sós, não proporcionam a perca de peso.

5-   Fumar emagrece: mito!

O cigarro não emagrece, apenas sacia aquela fome de beliscar algo entre as refeições, que no caso, é trocada pelo ato de fumar. Algumas pessoas ainda tem o agravante de fumar e beber um cafezinho depois. Se pensarmos que ela faz isso umas 10 vezes por dia e o café esteja com açúcar ainda por cima, podemos concluir que, além de fazer mal à saúde, é um péssimo negócio no tocante ao peso.

6-   Ficar sem comer emagrece: mito!

Muitas pessoas adotam o método de comer só no almoço ou só na janta, mas mesmo assim, não percebem um resultado efetivo no emagrecimento. Isto ocorre pelo fato de nosso organismo, ao sentir a privação da alimentação, produz um tipo de hormônio fruto do estresse em decorrência deste longo hiato. Sendo assim, este hormônio acaba pro reter a gordura, e o que é pior, ainda provoca ansiedade e desejo por doces, massas e carboidratos, e potencializando a fome. Quando você for se alimentar, comerá talvez até o dobro do que comeria se estivesse se alimentando a cada 3 horas, por exemplo.

7-      Beber água emagrece: verdade!

Um ótimo artificio para perder peso, tendo em vista que a água elimina toxinas do nosso corpo, e o funcionamento de órgãos essênciais no processo de emagrecimento, como rins e intestino.

Mitos e verdades sobre emagrecimento
Rate this post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.