Emagrecer com Saúde

Fluoxetina Emagrece?

plano detox

A fluoxetina, substância utilizada na formulação de remédios antidepressivos comercializados pelo nome Prozac, é um medicamento indicado para problemas relacionados à depressão, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno alimentar, transtorno do pânico e doenças relacionadas à ansiedade.

 

Mesmo com a indicação restrita a estes problemas, o medicamento é utilizado muitas vezes para emagrecer, administrados em pequenas doses para auxiliar na perda de peso.

Fluoxetina Emagrece

A fluoxetina é consumida mais por mulheres do que por homens, crescendo seu consumo e movimentando variáveis bilhões de reais por ano, no Brasil. Com a intenção de emagrecer, muitas pessoas acabam fazendo uso da substância para provocar o efeito emagrecedor, que leva a perda de peso iminente com sua relação com o metabolismo.

O que é fluoxetina?

A fluoxetina é a substância que compõe o medicamento Prozac, utilizada pra tratar a depressão, a ansiedade e muitos problemas relacionados. O medicamento tem sua aprovação utilizada para tratar perturbações como TOC, bulimia nervosa, transtorno bipolar, síndrome do pânico, entre outros. O uso com determinados pacientes deve ser avaliado, pois deve ser aplicado apenas com indicações específicas de um psiquiatra.

Este medicamento tem como um de seus efeitos colaterais a perda de peso, reduzindo o apetite justamente pelo alívio que provoca na ansiedade. Além deste efeito, o medicamento pode causar ainda coceiras, urticária, febre, leucocitose, edema, boca seca, sangramento nas áreas pubes, sonolência, fadiga, tremores, confusão mental, enjoo, diarreia, irritabilidade, entre outros.

Por isso, seu uso como agente emagrecedor não é aceito por médicos e especialistas, pois pode provocar danos irreparáveis na saúde do indivíduo e comprometer seu organismo.

Como funciona a fluoxetina?

O antidepressivo acaba ajudando a emagrecer, por este ser um de seus efeitos colaterais. O medicamento não atua no controle da fome, mas acaba evitando a ansiedade, sendo capaz de controlar a fome do indivíduo que come exageradamente mesmo sem vontade, por pura gulodice.

Quando a substância controla a obsessão e a compulsão, acaba garantindo a sensação de bem estar, de acordo com o trabalho feito pelo medicamento na receptação da serotonina, a substância responsável pelo controle do humor do organismo humano.

O uso deste medicamento não é recomendado para pacientes que buscam o emagrecimento sem indicação médica, sendo indicado apenas para casos de compulsão alimentar, como obesos com transtorno de ansiedade, alimentar ou de humor. Em indivíduos saudáveis, o remédio pode causar agravamento de problemas cardiovasculares, urológicos, neurológicos e respiratórios, além de afetar o metabolismo e provocar diversos tipos de danos colaterais mais sérios, relacionados a outras funções do corpo.

O uso da fluoxetina causa dependência, e a interrupção abrupta no uso do medicamento pode causar nervosismo, insônia, agitação motora, tontura, vertigem, fadiga, náuseas, dores musculares, coriza, mal-estar, perturbação sensorial e agravamento da depressão.

O remédio não deve ser associado a substâncias como álcool, anticoagulantes, varfarina, carbamazepina, sibutramina, tamoxifeno, tramadol e fenitoína. Seu uso deve ser acompanhado por um especialista para evitar o surgimento de problemas.

Por fim, a forma mais recomendada para emagrecer é através da alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos regulares para garantir seu bem estar.

Fluoxetina Emagrece?
5 (100%) 18 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.