Dieta Dukan

Dieta Dukan

plano detox

A dieta Dukan é baseada em um plano composto no consumo de alto teor de proteína e pretende ajudar você a perder grande quantidade de peso em um tempo relativamente curto.

Essa dieta passa por quatro fases e a fase final visa tem por objetivo educar você  a ter  hábitos alimentares saudáveis para toda a vida. Segundo dizem os especialistas, enquanto não ocorre a perda de peso, qualquer dieta que restringe severamente os principais grupos alimentares não é aconselhável e pode resultar em problemas de saúde.

Dieta Dukan

A dieta de Dukan é um plano alimentar que ganhou popularidade mundial em 2010 com a promessa de ajudar as pessoas a perder até meio quilo por dia. Projetado pelo nutricionista francês Pierre Dukan, a dieta tem por base o consumo de  proteína,  e tem por molde os tipos de alimentos que o homem primitivo comia. Existem apenas 100 alimentos permitidos dentro da dieta – 72 destes são de origem animal e 28 de origem vegetal.

Os carboidratos são severamente restringidos – incluindo frutas, vegetais amiláceos, legumes e grãos integrais. Nesta dieta você terá por obrigação  a manter um dos quatro programas que permite o consumo de  1.600 calorias por dia.

A dieta inclui quatro fases que introduzem gradualmente os alimentos que formam a base de uma dieta, visando incentivar bons hábitos alimentares e  hábitos  regulares de exercício físico  que permanecerão por toda a vida.

Como seguir a Dieta Dukan

A dieta Dukan é composta por três fases distintas.

Fase 1: Fase de Ataque

Nesta fase, você pretende perder peso, tanto quanto possível, então de dois a dez dias deve-se comer apenas proteína pura com carboidratos e temperos sem gorduras (temperos naturais e não os industrializados). Esta fase destina-se a acelerar o metabolismo. Os efeitos secundários incluem o mau hálito, a boca seca e prisão de ventre, isto deve-se a  falta de ingestão de fibras. O farelo de aveia é o único hidrato de carbono permitido nesta fase para ajudar a aliviar este problema.Uma caminhada de 20 minutos por dia também é recomendado no plano.

dicas dieta dukan

Fase 2: Fase Cruzeiro

Durante esta fase, os dias são alternados, sendo que um dia serão  proteínas e legumes e no outro dia apenas  proteínas (neste dia legumes e vegetais são proibidos). Os legumes são limitados aqueles que não contenham amido e frutas são terminantemente proibidas.

Esta fase deve ser seguida até o peso que você tem por meta seja atingido.

Fase 3: Fase de Consolidação

Esta fase  diz respeito a  prevenir o ganho de peso depois que você atingir o peso que tiver  por meta, seguindo um plano mais liberal, mas ainda controlado.

Nesta  fase você poderá consumir quantidades ilimitadas de proteínas e vegetais e também é  permitido, uma vez por dia, comer uma  fruta que tenha baixo teor de açúcar, uma porção de queijo e duas fatias de pão integral e, uma vez por semana,  alimento que tenha uma  taxa extra de carboidratos, como arroz ou macarrão.

Nesta fase também é permitido duas “refeições celebração” por semana, que poderão  ser qualquer coisa que você quiser, desde que não sejam dias seguidos, ou seja entre os dias que você fizer a “refeição celebração”, você deverá fazer um dia de proteína pura.

Outro detalhe desta fase é que uma vez por semana você deverá comer proteína  pura. Você deverá permanecer  nessa fase por 10 dias para cada quilo que você perdeu.

Dieta- Dukan

Fase 4: Fase de Estabilização

Esta fase diz respeito  a aprendizagem de regras alimentares saudáveis para a vida, incluindo:

  • Um dia na semana comer apenas proteínas.
  • Exercitar-se regularmente, esse exercício poderá ser uma caminhada diária de 30 minutos.
  • Comer três colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

 

 

Dieta Dukan – O que dizem os especialistas

 

Embora seja possível perder peso através da dieta Dukan (porém é certo que, qualquer mudança drástica na dieta irá causar uma perda de peso a curto prazo), um levantamento em cerca de 5000 pessoas que seguiram a dieta descobriu-se  que 80 por cento recuperou todo o peso que havia perdido dentro de três anos.

Muitos especialistas em nutrição dizem também que ao cortar alguns dos principais grupos de alimentos, a dieta deixa de atender às necessidades alimentares essenciais. Em particular, as fases “ataque” e “cruzeiro” são muito restritivas e se você tivesse que perder  uma grande quantidade de peso, cortar alimentos saudáveis, como frutas, por meses antes de atingir sua meta de peso poderá ser muito prejudicial a sua saúde.

Além disso, uma dieta rica em proteínas poderá conduzir a níveis elevados de colesterol, inchaço  e prisão de ventre.  Causa, também, a queima de gordura  que é usada pelo corpo como combustível (conhecida como Cetose). Ocasiona ainda  um fardo imenso sobre os seus rins e fígado. Isso poderá produzir mau hálito, urina com cheiro forte e, em casos graves, poderá danificar esses órgãos.

Veja aqui mais receitas detox para você emagrecer de verdade

Dieta Dukan
Rate this post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. pablo disse:

    Não e mais do que uma copia da dieta Atkins com umas leves mudanças (a atkins e muito boa, por sinal, perdi 13 quilos em 3 meses)

    • Receitas para Emagrecer disse:

      Realmente, e em breve também falaremos sobre a Atkins, mas devemos lembrar sempre que o principal é uma reeducação alimentar

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.