Dieta Dukan

Dieta Dukan para o Verão

plano detox

O verão está chegando e vai batendo aquele medo de colocar um maio ou biquíni para ir à praia. Certo?

Sabemos que o ideal é que você mantivesse uma alimentação moderada e adequada, além do hábito de praticar exercícios físicos,  durante o ano inteiro mas já que isso não aconteceu,  o jeito é apelar para uma dieta  que faça você  dar início a sua  reeducação alimentar,  depois com tempo vai incorporando uma prática de atividades físicas e quem sabe o ano que vem não precisará passar por esse sofrimento  de se olhar no espelho  vestindo um maiô.

A dieta Dukan  pode ser uma  resposta a sua necessidade atual.  O  plano de perda de peso  que engloba  a ingestão de alta proteína com pouca gordura da dieta Dukan  espalhou-se pelo  mundo,  e agora foi adaptada  pelo Dr. Pierre Dukan  para te ajudar a emagrecer rapidamente para o verão.

Dieta Dukan Verão

Você deverá começar a Dieta Dukan pela Fase 1,  que é a  Fase de Ataque

Fase  de Ataque

A dieta Dukan para o  verão  começa com uma fase curta e altamente  agressiva, que é a fase de ataque. Durante  esta fase  você comerá quantidades ilimitadas de carne, peixe e produtos derivados do leite, porém esses alimentos deverão ser totalmente sem qualquer gordura. Essa fase deverá durar cerca de dez dias, dependendo de quanto de peso você pretende perder.

Segundo Dr. Dukan,  esta fase inicial da dieta é tão eficaz porque restringe seu organismo a apenas o consumo de alimentos protéicos .

As proteínas são metabolizados mais lentamente pelo seu  sistema digestivo, sendo assim quando você  come  somente alimentos de alto teor de  proteína, você  sente-se mais saciado, dessa forma estará menos propenso a ter vontade de comer outras coisas que venham a comprometer sua dieta.

As proteínas  possuem pouquíssimas calorias comparando com as que estão presentes nas gorduras e nos carboidratos, além disso  você precisará de muito mais calorias para processá-las do que precisaria com outros alimentos.

dieta-dukan-fases

As regras da fase de ataque são simples, pois você precisará :

* Beber dois litros de água por dia,

* Caminhar pelo menos vinte minutos todos os dias,

* Evitar completamente todo o tipo de gordura (manteiga, margarina, óleos)

* Você poderá  comer o quanto  e quando quiser dos alimentos listados abaixo. Qualquer alimento que não esteja na lista é expressamente proibido.

 

O que você poderá comer:

  •  Carne vermelha  magra, sem qualquer vestígio de gordura;
  •  Frango e peru, totalmente sem pele e sem gordura;
  •  Presunto com baixo teor de gordura (dê  preferência ao presunto light)
  •  Fígado (que poderá ser de frango ou de boi)
  •  Qualquer tipo de  peixe, que poderão ser  fresco, congelado , seco , defumado ou em conserva (em água ou salmoura) .
  • Qualquer tipo de  marisco
  • Ovos  cozidos, poderão ser até dois ovos por dia  (caso você descarte a gema e coma apenas a clara, poderão ser mais de dois),
  •  Produtos lácteos desnatados, que poderão ser iogurte, queijo cottage e leite desnatado (dê preferência ao iogurte natural ou com apenas o sabor da fruta, mas se você preferir com pedaços de frutas, restrinja  a apenas dois por dia).
  •  Adoçante, vinagre, especiarias, ervas, alho, cebola, pepinos e cebolas em conserva , suco de limão, a mostarda e  sal com moderação,  goma de mascar sem açúcar.

Você  também poderá consumir farelo de aveia, que é rico em proteínas e fibras. O farelo de aveia é ótimo para o coração, alivia a prisão de ventre que você possa ter e ajuda a atrair os açúcares e toxinas, expelindo-as para fora do corpo.

 

Fase  Cruzeiro

 

A segunda parte da dieta Dukan para o verão, mostra  como você  ampliará suas opções de cardápio.

A fase cruzeiro é a fase onde você alternará os dias de proteínas puras da fase de ataque, com dias em que você adicionará quantidades ilimitadas de legumes e verduras  à  sua seleção de carnes, peixes e laticínios  desnatados. Você permanecerá  nesta fase até conseguir atingir  seu peso ideal.

Você pode introduzir os seguintes vegetais, crus ou cozidos no vapor,  à  sua  proteína (carne, peixe ou frango) :  alcachofra, aspargo, berinjela, brócolis, repolho , salsão, chicória , pepino,   alho-poró, cogumelos, cebola, pimentão, abóbora, rabanete, alface, soja , espinafre,  acelga, tomate e nabo.

Cenoura e beterraba são permitidas  também,  mas  por eles  serem ricos em  amido  não é bom consumi-los com frequência, uma vez por semana já seria o suficiente.

Durante a fase Cruzeiro,  você ainda não consumirá  alimentos ricos em amido, como batatas,  abacate, arroz, milho, ervilhas, feijões e lentilhas.

Regras da fase cruzeiro:

  • Durante cinco dias, você deverá  fazer o consumo de  proteína pura (incluindo produtos lácteos desnatados) intercalados com um a cinco dias de vegetais e legumes, que poderão ser ingeridos à vontade,
  • Comer duas colheres de sopa de farelo de aveia por dia
  • Caminhar diariamente por 30 minutos,
  • Beber  dois  litros de água por dia.

Tenha consciência que a perda de peso que você teve durante a fase 1, que foi a fase de ataque, poderá  diminuir, mas não se desespere, isso deve-se ao fato de você ter introduzido legumes e vegetais a sua alimentação, mas essa introdução é essencial para que seu organismo tenha todas as vitaminas que ele necessita.

Consumir apenas  proteínas  faz com que você perca muito liquido. Uma dieta rica em laticínios e carne, faz com que aumente os  níveis de ácido úrico e uréia no sangue.  Estes são subprodutos tóxicos  que degradam as proteínas, e o corpo tenta eliminá-los  absorvendo a água dos tecidos, bombeando para os rins e trato urinário e expelindo-os  do corpo. Com isso seu corpo perderá mais líquido.

Quando você começar novamente  a comer legumes, seu corpo  naturalmente começará  a reter um pouco mais de  água.  Assim seu organismo  reterá mais água, com isso seu corpo poderá parecer que não está mais perdendo peso.

Durante a  fase cruzeiro, você poderá perder até 900 gramas por semana.

 

Dicas para a Fase Cruzeiro

  • Comer  frequentemente, não fique com  fome até chegar a hora da sua próxima refeição,
  • Nunca pule as refeições,
  • Pese-se diariamente, não importa o quão pequeno seja sua perda de peso, qualquer grama perdido será um  ótimo incentivo .
  • Beba  um copo grande de água gelada antes da sua refeição, um durante e um terceiro depois. Isso faz  com que você se sinta saciado e faz com que você não coma muito.

 

Fase da Consolidação

 

Na terceira fase da dieta Dukan , seu corpo vai aprender a se ajustar ao seu novo peso.

Quando você  conseguir  atingir seu peso desejado, será  hora de iniciar a  fase  da consolidação. Essa fase tem por objetivo   garantir que seu corpo  se habitue com seu novo peso e queira mantê-lo.

O objetivo  da  gordura do nosso corpo  é armazenar calorias para não passarmos fome quando ingerimos pouca comida. Assim, a restrição calórica desencadeia uma série de reações químicas que intensificam a sensação de fome,  reduzir o consumo de energia leva seu corpo a fazer reserva de energia  em uma espécie de hibernação.

Seu corpo também pode tornar-se implacavelmente eficiente na guarda  de calorias. Se você costuma consumir  100 calorias em uma fatia de pão, agora você poderá  ingerir entre 120 e 130 calorias com a  mesma fatia. Seu corpo  estará propenso a absorver muito maios calorias, então você estará muito mais vulnerável  a  ganhar peso outra vez.

Fase de Consolidação

A Fase de Consolidação do Dr. Dukan é projetado para controlar as reações excessivas do seu corpo e evitar qualquer  aumento de  peso.  Essa fase  será um período crucial de transição entre a dieta de linha-dura e um retorno à alimentação normal.

Evidências clínicas mostram que o período de alto risco para recuperar o peso após uma dieta é  cerca de cinco dias para cada meio quilo perdido, por isso o Dr. Dukan  acredita que esse tempo  é o que deve ser levado em consideração para que você tenha segurança na fase da consolidação.  Então, se você perdeu cinco quilos, você deverá  ficar nessa fase aproximadamente por  50 dias.

Você poderá  introduzir pequenas quantidades de carboidratos durante essa fase, mas  jamais o carboidrato poderá ser a base da  sua dieta.

Dieta Dukan

Regras  a serem seguidas na fase  de consolidação

  •   Mantenha-se na fase por pelo menos  5 dias para cada meio quilo perdido nas fases
  •   Coma  proteínas  e  verduras  à vontade,
  •   Coma  um  fruta por dia (exceto banana, uva ou cereja ),
  •   Coma 2 fatias de pão integral por dia.
  •  Coma  mais ou menos  40g de  queijo, por dia,
  •   Você poderá incluir à sua alimentação alimentos ricos em amido (mais ou menos 250 g). Esses  amidos  poderão estar presentes em  massas, cuscuz, polenta, lentilhas , feijão, grão de bico, arroz integral e batatas. Você poderá consumir uma semana no primeiro semestre aumentando para  duas semanas no segundo semestre,
  •  Pode comer carne de porco ou cordeiro, uma  ou duas vezes por semana,
  •   Você terá direito a  uma “refeição de celebração”  por semana no primeiro semestre,  podendo aumentar a  duas refeições no  segundo semestre,
  •   Uma vez por semana, por toda a vida, ingira apenas proteínas,
  •   Todos os dias coma pelo menos duas colheres de farelo de aveia,
  •  Caminhe  pelo menos 25 minutos por dia.
  •   Beba muita água .

Depois de concluir a fase 3, então será hora de passar a última fase da dieta Dukan, que é a fase da Estabilização.

 

Fase  da  Estabilização

 

Parabéns!  Você chegou à fase final da Dieta Dukan – agora é  hora de entrar na fase da Estabilização.

Pode ter sido  super difícil você conseguir chegar ao peso desejado, não é mesmo?   Mas você conseguiu,  fez isso  seguindo a dieta  Dukan  e agora  você está colhendo os frutos do seu trabalho exibindo  um corpo mais esguio.  Agora caberá a você  manter o corpo que conseguiu conquistar.

Essa quarta e última fase da Dieta Dukan,  é chamada a fase de estabilização, com ela você conseguirá manter o corpo magro que conseguiu,  desde que você siga quatro mandamentos:

1- Coma o que quiser,  porém,  por segurança, uma  semana por mês não esqueça de usar as regras da consolidação (fase 3), que consiste em  comer proteínas  à vontade,  vegetais,  uma  fruta,  duas fatias de pão integral e uma porção de queijo por dia, e duas refeições  de  alimentos  ricos  em amido;

2-  Escolha um dia da semana para o resto da sua vida, para você comer apenas proteínas (nada  além  disso), você poderá  comer normalmente nos outros seis dias da semana;

3- Beba pelo menos dois litros de água por dia.

4-  Faça pelo menos 30 minutos de caminhada por dia

Abaixo deixamos  três receitas da dieta dukan para você fazer durante essa  fase.

 

Omelete light de Bacon

dieta dukan Omelete light de bacon

Ingredientes

4 fatias de bacon (tire toda a gordura, deixando apenas a parte com carne)

4 ovos batidos

100 ml  de leite desnatado

1 dente de alho picado

¼ maço de  cheiro verde(cebolinha e salsinha)  bem picadinho

pimenta do reino moída

 

Modo de Preparo

Corte o bacon em tiras finas.

Misture todos os ingredientes em uma tigela e tempere com pimenta preta.

Aqueça uma frigideira anti-aderente. Despeje a mistura na frigideira  e cozinhe até que a omelete tenha  textura desejada. Sirva imediatamente.

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 5 minutos

O tempo de cozimento: 5 a  10 minutos

 

Hamburguer de Salmão Defumado

dieta dukan hamburguer de salmão

Esta receita de hambúrguer de salmão defumado é deliciosa e nutritiva

 

Ingredientes

2 colheres de sopa de farelo de aveia

1 ovo

2 colheres de sopa  de  ricota sem gordura (para a massa)

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de mostarda

1 fatia de salmão defumado

30 g de ricota ou requeijão cremoso light (para o recheio)

 

Modo de Preparo

Em uma tigela pequena, misture o farelo de aveia, o ovo, a ricota  e fermento em pó. Coloque a  massa  em uma forma e redonda e leve ao forno médio  para assar por cerca de 10 minutos.

Retire o pãozinho de do forno, corte-o ao meio para colocar  o recheio. Espalhe a mostarda sobre uma fatia, em seguida,  coloque a ricota (ou requeijão cremoso) e coloque o salmão defumado em cima . Finalmente, use a outra metade do pão para completar o hambúrguer antes de servir.

Rendimento: Um sanduíche

Tempo de preparo : 15 minutos

Frango Korma com Requeijão Light

dieta dukan Frango korma com queijo

(Deverá ser temperado com um dia de antecedência para o dia seguinte ser levado ao cozimento)

 

Ingredientes

1 cebola bem picadinha

200g de requeijão light

1 colher de sopa de mostarda

150g de iogurte natural desnatado

1 colher de chá de garam masala (caso não encontre essa mistura tradicional na cozinha indiana, poderá substituí-la por especiarias como cominho, pimenta branca e preta, noz moscada e louro)

600 g  de peito de frango

Suco de limão e salsinha fresca, para  servir

 

Modo de Preparo

Coloque a cebola, o requeijão, a mostarda em uma tigela e misture até obter uma pasta lisa. Misture delicadamente o iogurte e a garam masala (ou especiarias).

Corte os peitos de frango em cubos ou tiras e adicione à tigela, misturando-os no creme de modo que eles fiquem completamente revestidos. Cubra com filme plástico e deixe “descansar” na geladeira para ser cozido no dia seguinte.

Pré-aqueça o forno a 200 °C.

Coloque o frango e o creme em uma  tigela refratária  e asse no forno por 30 minutos. Misture os pedaços do peito de frango no creme,  várias vezes durante o cozimento para que não fique queimado .

Sirva bem quente, regado com um pouco de suco de limão e decorado com algumas folhas frescas de salsinha  por  cima.

 

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de refrigeração mínima: 8 horas

O tempo de cozimento: 30 minutos

 

Todas essas receitas foram extraídas do livro de receitas Dukan, publicada pela Hodder & Stoughton

 

Voltar a página inicial de receitas para emagrecer

Dieta Dukan para o Verão
4.9 (97.5%) 32 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Gabriel disse:

    E café preto? Pode?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.